ux research & ux consultancy

Blog

Guia Completo de Java: Aprenda a Linguagem de Programação Java

Os níveis de segurança e restrições no Java também são altamente configuráveis. O Java oferece várias ferramentas para dar suporte à edição automatizada, depuração, teste, implantação e gerenciamento de alterações. Essas ferramentas fazem com que a programação Java https://temlondrina.com.br/tecnologia/qual-escolher-bootcamp-de-programacao-x-cursos-tradicionais/ tenha bom custo-benefício e poupe tempo. Isso significa que os programas escritos na linguagem Java podem ser executados em qualquer tipo de hardware, o que o torna portátil. Cada certificação testa algum tipo de habilidade dentro da plataforma e linguagem Java.

  • É um mecanismo muito importante na Orientação a Objetos, no qual uma classe pode herdar atributos e comportamentos de uma outra classe.
  • Ele já teve a plataforma JavaME (Java Micro Edition), que foi descontinuada no decorrer dos anos, mas atualmente ainda configura como a principal linguagem de desenvolvimento para o sistema operacional Android.
  • Com a chegada do ano de 1996, a Sun, em uma ação até então inédita, liberou de forma gratuita para a comunidade de software um conjunto de ferramentas para desenvolvimento usando a linguagem Java.
  • Ela tem sido uma escolha popular entre os desenvolvedores há mais de duas décadas, com milhões de aplicações Java em uso hoje.
  • Essa linguagem permite desenhar softwares que podem ser executados e distribuídos em diferentes plataformas (MAC, Linux, Windows etc.), sem a necessidade de modificá-los e, inclusive, sem pensar na arquitetura da máquina.

Usando um editor de códigos, vamos definir o código fonte em Java (.java) para exibir uma mensagem em console, que será compilada em um .class para ser interpretada pela nossa JVM. Com a chegada do ano de 1996, a Sun, em uma ação até então inédita, liberou de forma gratuita para a comunidade de software um conjunto de ferramentas para desenvolvimento usando a linguagem Java. Esse conjunto foi o conhecido JDK 1.02, que tinha como foco a plataforma Sun Solaris e o Windows 95/NT. Quando se trata de escolher uma linguagem de programação e um ambiente para o seu próximo aplicativo corporativo, existem fortes motivos técnicos para considerar o Java, incluindo interoperabilidade, escalabilidade e adaptabilidade. AppMaster é uma plataforma sem código de nova geração para automatizar processos de negócios e criar aplicativos nativos para Web e dispositivos móveis com geração de código. Linguagem de programação independente que segue a lógica de “Escrever uma vez, Executar em qualquer lugar”, ou seja, o código compilado pode ser executado em todas as plataformas que suportam java.

Ferramentas[editar editar código-fonte]

Então, se o seu objetivo é trabalhar com o desenvolvimento de aplicativos, o Java é uma ótima opção para estudos, fornecendo ferramentas para escrita de código, depuração e teste. Um fato importante do Java é que ela é uma linguagem case-sensitive, ou seja, ela faz uma distinção entre letras minúsculas e maiúsculas, como em classe e Classe. Ela também é uma linguagem definida como fortemente tipada, então, na utilização de variáveis e objetos, devemos fornecer um tipo para ele. A plataforma permite a execução concorrente de várias rotinas de uma aplicação, o que possibilita a construção de aplicações Java robustas e modernas.

O encapsulamento é o pilar da Orientação a Objetos que nos permite ocultar informações e, ao mesmo tempo, atribuir segurança ao código. Quando encapsulamos o acesso a uma variável, por exemplo, não importa para o objeto que consome essa informação (o cliente), se o valor é obtido lendo o dado em memória ou se foi necessário acessar um banco de dados. Com ele, em tempo de execução conseguimos acessar informações de uma classe, como os atributos e métodos, assim como instanciar essa classe e invocar um método.

Recursos

Caso queira fazer algum curso seguindo uma trilha de aprendizado, recomendo a plataforma da Alura. Na parte escrita, fornecemos um material totalmente atualizado e completo para que você possa usufruir do conteúdo, utilizando-se de textos e imagens. Já as vídeo-aulas são bem explicativas e práticas, abordando todo o conteúdo bootcamp de programação passo-a-passo, para que você entenda tudo da melhor maneira possível. Caso você não tenha essa noção inicial, quando for desenvolver com Java (ou qualquer outra linguagem), são altas as chances de ficar a ver navios. É também uma das grandes e mais famosas IDE’s de Java que contém quase todas as características do Eclipse.

Além disso, os iniciantes podem começar a escrever código no Core Java antes de passar para o Advanced Java. Diferentemente de algumas linguagens de programação, o Java torna transparente o uso de ponteiros, pois não permite o acesso direto à memória do computador e o programador não precisa se preocupar em gerenciar os objetos na memória. A plataforma Java traz o coletor de lixo, que se encarrega de limpar a memória de objetos não referenciados. O IBM® WebSphere® Application Server é um ambiente de tempo de execução de servidor Java flexível e altamente seguro para aplicativos corporativos. Implemente e gerencie aplicativos e serviços independentemente da hora, do local ou do tipo de dispositivo.

Mas agora, por que devo aprender Java?

Somado a isso, ao redor do mundo nasceram muitas comunidades, grupos de discussões, eventos e encontros técnicos que ajudaram a propagar o Java e a alavancar a popularidade dessa tecnologia. Para começar uma carreira em programação, o essencial é a vontade e a dedicação em aprender cada vez mais. Para muitas vagas de trabalho, uma formação “formal” não é um requisito eliminatório, mas é sempre bom podermos, quando possível, procurar alguma forma de instrução. Outra IDE muito famosa no mundo Java é a NetBeans, também gratuita e de código aberto.

Evucan UX solutions